São esperados mais de 6 mil indígenas para a 19ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), promovida nesta semana, em Brasília. A questão do clima é um dos principais temas deste ano, sendo que hoje, dia 26, os indígenas presentes na principal assembleia dos povos originários do país vão decretar emergência climática.
A intenção é reforçar a importância dos indígenas, já identificada pela ciência, no combate ao aquecimento global. As terras indígenas funcionam como escudo contra o desmatamento, a principal fonte das emissões de gases de efeito estufa no Brasil.
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), organizadora do ATL, também promoverá marchas para protestar nas ruas do Distrito Federal contra projetos considerados “anti -índígenas”, como o que permite a mineração em terras ancestrais, destruindo nossos biomas. Durante a semana também estão marcadas noites culturais e debates para conscientizar sobre a necessidade da demarcação das terras indígenas para a preservação de várias espécie do planeta, inclusive, a nossa.
Foto: Ricardo Stuckert