Antigas conexões, novas iniciativas




Hoje vamos trazer um pouco da história da Horta Comunitária Bons Frutos, no Jardim São Manoel, que tem tudo a ver com o último encontro da Horta Terapia, realizado na última terça, dia 11. O espaço da horta é tradicionalmente um lugar de articulações, com inúmeras organizações e iniciativas, no passado e no presente, e algumas delas se encontraram agora para novas ações, incluindo a verificação das conexões hidráulicas da caixa d 'água, recém consertada, e do avanço dos trabalhos nos canteiros.


As articulações trouxeram de volta os amigos José Carlos, do Centro Comunitário Jardim São Manoel (Cecom), que já realizou ações com crianças e adolescentes, nas práticas de “mãos na terra” e educação ambiental, e com a Luci Tavares, atuando no Projeto Saber Sabor Solidário, da Ong Uacep, que também já desenvolveu parcerias no passado e traz agora a proposta de uma oficina de reaproveitamento integral dos alimentos nos espaços da horta. 


Nosso projeto, Banco de Alimentos e Agricultura Urbana, tem como proposta a capacitação, assistência técnica e operacional nos espaços da horta e contribui, neste momento, na ampliação das conexões e no empoderamento das iniciativas e organizações dessa comunidade.


Um breve histórico das parcerias  –  Com início em janeiro 2014, com a ação dos Guerreiros sem Armas do Instituto Elos de Santos, com uma pequena horta no Centro Cultural Caminho da União e na sequência o terreno da horta foi disponibilizado com a assinatura do termo de permissão de uso da área pela CPFL, e em seguida vieram os mutirões sob consultoria da Ong Cidades Sem Fome, em abril de 2015. Em julho do mesmo ano chegaram o Rotary Club Boqueirão, SABESP, Prefeitura de Santos e Joquey Club. Em 2017 novas parcerias ampliaram as tecnologias sustentáveis: papa-galhos e energia fotovoltaica com apoio da Unisanta, e o espaço tornou-se assim um laboratório de energias sustentáveis com cisterna, coleta de óleo usada, compostagem e tratamento de água cinza.


Mais recentemente houve a formalização da parceria com a CATI – Coordenadoria e Assistência Técnica Integrada, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, com o apoio de um técnico e com o processo de certificação orgânica, do Programa Composta Santos, vinculado à SEMAM de Santos e tantas outras parcerias ainda por vir nesse contexto de compartilhamento de conhecimentos, reconexão com a terra e muita simpatia.  


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Projeto Banco de Alimentos e Agricultura Urbana

A Nova Era da Agricultura Urbana e Periurbana: 🌱Ruralizando Nossas Cidades🌱