Hoje é o dia Nacional da Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, que ocupa Estados do Nordeste brasileiro e extremo norte de Minas Gerais. Contém várias espécies extintas recentemente no Brasil, sendo que muitas delas estão ameaçadas mesmo sem serem conhecidas.
A Caatinga é uma região social e cientificamente negligenciada, mesmo ocupando mais de 12% do território nacional, sendo moradia de 12% da população do Brasil e de 63% da população nordestina, o que já demonstra a importância de pesquisar e preservar o lugar.
Embora visto como seco e sem vida por muitas pessoas, é o bioma semiárido mais biodiverso de todo o planeta. Apesar disso, o uso inadequado da água e do solo da região faz com que 15% desse bioma esteja ameaçado pela desertificação, enquanto apenas 54% ainda não foram desmatados.
A conservação da Caatinga é um desafio que precisa ser enfrentado com urgência, já que a região é muito afetada pela produção agropecuária e pelas mudanças climáticas. Vamos aproveitar esse dia para conhecer e divulgar práticas de agricultura sustentável, técnicas de conservação do solo, sistemas agroflorestais, instalação de programas de manejo e uso racional de recursos naturais.