Neste dia 27 de maio, comemoramos o Dia da Mata Atlântica, uma data que nos convida a refletir sobre a importância desse ecossistema tão rico e diversificado.
A Mata Atlântica é um dos seis biomas do Brasil, os outros 5 são a Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa; todos esses biomas formam uma riqueza natural incomparável, abrigando uma enorme variedade de espécies e ecossistemas únicos.
É essencial reconhecer a importância da Mata Atlântica e dos demais biomas, garantindo sua conservação e promovendo a harmonia entre o desenvolvimento humano e a preservação ambiental. E como cidadãos(ãs), temos o dever de respeitar e manter suas riquezas naturais, além de preservá-las. Isso implica eleger representantes políticos alinhados com essa causa e cobrar deles que cumpram também o seu dever!
Em nosso bioma da Mata Atlântica existem ainda inúmeros parques e belezas naturais abertos para visitação, com destaque para o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) que abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada, e mais de 300 cavernas, considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo e também um patrimônio da humanidade reconhecido pela Unesco!
Esse mesmo PETAR que desde 2021 esteve no centro das discussões de ambientalistas e demais organizações, contra um projeto do Estado de São Paulo de concessão para a iniciativa privada. Assim, considerando sua importância, como bem comum do povo brasileiro e patrimônio da humanidade, faz-se necessário nosso envolvimento com cidadania ativa e participativa.