Projeto Óleo Noel: contribuindo na Luta contra as Mudanças Climáticas


Os adolescentes do Projeto Óleo Noel fazem um trabalho de conscientização ambiental nos bairros Jardim São Manoel, Alemoa e Piratininga. Após recolher o óleo nas casas, levam para serem despejados em barris, na sede do Projeto, que fica na Horta Comunitária Bons Frutos.


O projeto Óleo Noel nasceu no dia 20 de fevereiro de 2016,  fruto de uma pesquisa qualitativa dentro da comunidade e que, ao longo destes sete anos, atua com um grupo adolescentes comprometidos com o processo de educação ambiental informal. Eles  promovem a coleta seletiva do óleo de cozinha  usado nos bairros situados na  periferia de Santos, sempre no bairro Jardim São Manoel, onde funciona a sede e são armazenados os óleos coletados, e também nos bairros de Alemoa e Piratininga. O intuito é usar o produto como uma moeda social para fortalecer outras iniciativas como proteção animal, coleta de pães, produção de horta e trabalho social com adolescentes em vulnerabilidade, que hoje também enveredam para ações atreladas agroecologia, com a coleta resíduo úmido das feiras públicas e comércio local para compostagem

Atualmente são 16 adolescentes (14 meninos e 2 meninas), que vão de porta em porta, conscientizando sobre reciclagem e recolhendo o óleo das casas. A ação acontece todos os sábados, quando se encontram pela manhã na Horta Comunitária Bons Frutos, também sede do Projeto Óleo Noel, eles iniciam com 30 minutos de papo com André Leandro Nascimento, coordenador do Óleo Noel, depois vão recolher o óleo nas casas que já fazem parte dessa rede de economia solidária. Os adolescentes recebem material de proteção para o trabalho, como camisetas e bonés, além de uma cesta básica mensal. O projeto é divulgado via rede social - @projeto_oleonoel - e está sempre aberto para novos integrantes. O jovem vai para conhecer e faz teste por três sábado, uma fase para se adaptar ao grupo e vice-versa e se houver a adaptação, já que é um trabalho colaborativo e coletivo, precisando assim acontecer em harmonia, o jovem fica.



O valor dessa ação social não tem preço, mas o valor ambiental pode ser contabilizado, já que a coleta do óleo, somente de outubro de 2022 até maio 2023, retirou dos mananciais da Baixada Santista, aproximadamente, 1.600 litros de óleo. 

Sendo assim seguimos irmanados em busca de pequenas ou grandes soluções, mas  pontuais e permanentes para mitigar tantas problemáticas neste universo da emergência climática.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Projeto Banco de Alimentos e Agricultura Urbana

A Nova Era da Agricultura Urbana e Periurbana: 🌱Ruralizando Nossas Cidades🌱